Territórios desconhecidos. A procura surrealista... (Volume I)

Disponibilidade: Em estoque

R$100,00
Territórios desconhecidos. A procura surrealista... (Volume I)

Detalhes

Territórios desconhecidos. A procura surrealista pelos lugares do abandono do sentido e da reconstrução da subjetividade (Volume I)
Autor: Luis Alberto Warat
Ano: 2004
ISBN: 85-87995-40-5

 

O homem chegou em nossas vidas desafiando as imposturas, representou a guinada do imaginário na Pós-graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina, marcou gerações, reverteu a inércia do saber jurídico dominante, revolucionou a sala de aula, abalou criativamente as estruturas. Depois da ousadia da provocação do preestabelecido, convidou-nos a todos a compartilhar do sonho fértil e surrealista sobre nós mesmos e nossos conceitos, fez um convite para que a comunidade acadêmica reagisse diante da tarefa de construção do espaço da autonomia dos indivíduos também através da linguagem jurídica.

 

O grande projeto waratiano de resgate da subjetividade externou-se em uma riquíssima diversidade de ações didático-pedagógicas, como literatura, cinema, workshops e oficinas, aulas nas tardes sem fim da Ilha de Anhatomirim, história em quadrinhos e também estes textos compilados para serem apresentados agora ao leitor. Aqui estão verbalizadas as trajetórias deste pensador inquieto, não uma, mas muitas, como foram tantos os cainhos trilhados na construção de uma história de vida.

 

Não é material que permita perder na memória, porque está vivo, nas veias do pensamento jurídico brasileiro. Todo ele, o conjunto de quatro volumes, representa muito mais do que um tributo ao grande mestre Luis Alberto Warat, ou um simples resgate histórico de seus inquestionáveis tesouros, é um marco de diferença a nos lembrar que as questões ainda urgem, as respostas não foram suficientemente elaboradas, nossa segurança acadêmica é ilusória, o saber jurídico está no banco de provas de um mundo em transformação. Enquanto a saída surrealista pelo imaginário resgata a jurisprudência do desejo nestes textos recolhidos, Warat segue carnavalizando por aí. Cabe, portanto, aos coordenadores destes quatro volumes a responsabilidade de alertar ao leitor para os perigos subversivos que se aproximam nas próximas páginas.

Tags do Produto